Reconhecido pelo Ministério da Educação através da portaria nº 430 de 21/10/2011
Modalidade: Bacharelado
* A escolha da ênfase ocorre após cursar as disciplinas de Núcleo Comum: no 8º período matutino e 9º período noturno.
Duração: 05 anos (10 semestres)
Turno de funcionamento: Diurno e Noturno
Diurno
Noturno
Regime de Matrícula: Semestral
Coordenador de Curso: Carla Mendes Santos Teixeira
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas (2004). Possui pós-graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI (2007). Psicóloga clínica e hospitalar. Atualmente é coordenadora do curso de Psicologia FASI. Docente no curso de Psicologia da Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI, desde 2007. Supervisora de estágio em Psicologia Hospitalar. Professora orientadora do Centro de Pesquisa da FASI. Tem experiência na área de Psicologia Clínica e Hospitalar, Saúde Mental e Educação do Ensino Superior.
Currículo Lattes: clique aqui
Email: [email protected]
Endereço: Av. Nice 99, Ibituruna
CEP: 39.401-303 Montes Claros/MG
Telefone: (38) 3690-6619
O Curso de Psicologia tem como meta prioritária oferecer uma Formação de Psicólogo, voltada para a atuação profissional, com incentivo para a pesquisa e transmissão da Psicologia, e deve assegurar uma formação baseada nos seguintes princípios e compromissos alicerçados pelas Diretrizes Curriculares para cursos de Psicologia no país:
Espera-se que o profissional egresso do curso ora proposto seja comprometido ética e politicamente com a produção científica no campo da Psicologia, com o fazer cotidiano e tenha uma prática profissional comprometida com a melhoria da qualidade de vida, direitos humanos e direitos sociais no Norte de Minas e no país. Isto significa que odo egresso do Curso de Psicologia da FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA – FASI estará apto a fazer uma leitura psicossocial do entorno e das relações entre sujeitos, grupos, organizações e instituições. Também estará apto a atuar no campo das políticas públicas, tendo como referências os direitos humanos e sociais.
A política de educação continuada do egresso se constitui em uma das estratégias de consolidação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Psicologia da FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA – FASI.
Neste sentido, e com o objetivo de acompanhar as tendências atuais de aperfeiçoamento profissional, aliado ao desafio de melhorar a qualidade dos serviços profissionais oferecidos pelo psicólogo na região, o Curso de Psicologia da FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA – FASI – propõe as seguintes estratégias para a educação continuada de seus egressos:
O Curso de Psicologia apresenta um projeto pedagógico focalizado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador do processo ensino-aprendizagem. O caminho para se atingir esse objetivo é aprender fazendo, numa formulação que potencializa sinergicamente seus resultados a partir do binômio: teoria-prática para o processo de produção efetiva do conhecimento, fundado na dinâmica ação-reflexão-ação.
O curso é fundado na interdisciplinaridade e visando integrar, em todas as etapas da graduação, as dimensões psicológica, social, biológica, ecológica e político-social.
A inserção do aluno na comunidade é uma prioridade do curso, representando a integração da teoria à prática. A fim de favorecer essa dimensão decisiva na formação do futuro profissional, são oferecidas a ele, desde os primeiros períodos do Curso, múltiplas oportunidades de participação nos vários serviços de Psicologia em atividades de estágios curriculares e de extensão.
Os estágios serão desenvolvidos em parcerias com municípios da região, atendendo suas demandas e estruturados para este fim e onde já existem profissionais habilitados para supervisionar a prática dos estagiários. Essa proposta oportunizará aos acadêmicos vivências práticas nas ênfases em Saúde Mental e em Processos Educacionais, como também, na clínica e nas áreas emergentes de atuação profissional, com destaque para os processos psicossociais na política de assistência social em interface com o sistema jurídico.
As instituições serão conveniadas com a Faculdade através de acordo de cooperação e do oferecimento de garantias de comprometimento com o desenvolvimento das atividades de estágio, com termos de compromisso estabelecidos e segundo os atributos na forma da Lei de Estágio, Lei nº 11.228 de 25 de setembro de 2008. Serão consideradas ainda, para efetivação e continuidade do convênio, as necessidades de formação do acadêmico e as necessidades e demandas da instituição concedente, como também a possibilidade de continuidade dos trabalhos.
|
Carla Mendes Santos Teixeira Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas (2004). Possui pós-graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI (2007). Psicóloga clínica e hospitalar. Atualmente é coordenadora do curso de Psicologia FASI. Docente no curso de Psicologia da Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI, desde 2007. Supervisora de estágio em Psicologia Hospitalar. Professora orientadora do Centro de Pesquisa da FASI. Tem experiência na área de Psicologia Clínica e Hospitalar, Saúde Mental e Educação do Ensino Superior.
|