Reconhecido pelo Ministério da Educação através da portaria nº 820 de 30/12/2014
Modalidade: Bacharelado
Turno de funcionamento: Matutino e Noturno
Duração: 05 anos (10 semestres)
Regime de Matrícula: Semestral
Coordenadora de curso: Cláudia Danyella Alves Leão Ribeiro
Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade Federal de Diamantina (2000). Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Mestrado Profissional em Cuidado Primário pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes - 2010) e Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes - 2004). Coordenadora do curso de graduação em enfermagem da Faculdade de Saúde Ibituruna . Docente pelo departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros. Tutora da Residência Multiprofissional para Enfermeiros da Unimontes (cidade de Montes Claros e Pirapora - MG). Tem experiência na área de Enfermagem, do cuidado primário e da docência. Docente do curso de Medicina da UniFipMoc. (Texto informado pelo autor)
Currículo Lattes: clique aqui
Email: [email protected]
Endereço: Av. Nice 99, Ibituruna
CEP: 39.401-303 Montes Claros/MG
Telefone: (38) 3690-6600
Formar uma/o enfermeira/o capaz de influenciar na construção de novos paradigmas de saúde, através de um corpo de conhecimentos próprios, sedimentados num pensar integral do cuidado humano, para atuar nas áreas de promoção da saúde, prevenção de doenças, no tratamento e reabilitação no processo saúde-doença do ser humano/família/comunidade, compromissado com continuo crescimento pessoal e social, na busca de uma melhor qualidade de vida para a população.
Objetivos Específicos
• Promover a saúde, prevenir a doença, tratar e reabilitar o ser humano/família/comunidade, desde a concepção até a morte, desenvolvendo a concepção do processo saúde-doença;
• Desenvolver a consciência analítica-reflexiva-critica, fundamentada na relação dialética entre a teoria e a pratica do profissional;
• Estimular a busca de novos paradigmas, desenvolvendo a investigação cientifica no campo de atuação da enfermagem;
• Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes técnico-pedagógicas essenciais para o exercício de atividades de educação em saúde;
• Aprimorar o cultivo pessoal e desenvolver o perfil profissional, considerando como princípio básico o respeito pelo ser humano, na sua dimensão holística;
• Despertar e envolver a sensibilidade, a ética, a moral, a competência e o compromisso para as questões humanas nos vários segmentos da sociedade no processo de cuidar em enfermagem
Formação do (a) enfermeiro(a) generalista, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos para atuar de maneira humanista, crítica e reflexiva, sendo capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/ situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes, bem como, atuar com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.
Administração em Enfermagem | Assessoria e consultoria | Atendimento domiciliar | Educação | Enfermagem geriátrica | Enfermagem médico-cirúrgica | Enfermagem obstétrica | Enfermagem pediátrica | Enfermagem psiquiátrica | Enfermagem de urgência e emergência | Enfermagem de saúde pública | Enfermagem do trabalho | Gestão da qualidade | Gestão de projetos | Pesquisa
O Estágio Curricular Supervisonado Hospitalar, acontece no 9º período, e o Estágio Curricular Supervisionado – área de Saúde Coletiva acontece no 10º período. O estágio hospitalar acontece nos serviços hospitalares credenciados e no Hospital Universitário Mario Ribeiro da Silveira e o estágio de saúde coletiva acontece nas equipes da ESF, todos no município de Montes Claros.
Ressalta-se que os alunos já são inseridos, desde o 1º período, nos diversos tipos de serviço de saúde, tanto no âmbito da ESF como no nível hospitalar, através das atividades práticas.
Durante todos os períodos, o curso participa de prestação de serviços à comunidade, com questões ligadas à cidadania, família, saúde, educação, moradia, meio ambiente, dentre outras, experimentando a função social do conhecimento produzido. Ressalta-se que as atividades de encontro com a comunidade são fundamentais para o processo de formação do Enfermeiro.
Sala de aula
Laboratório de enfermagem e laboratórios das Ciências Básicas
Serviços de Saúde da Rede Pública (Estratégias Saúde da Família – ESF, Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, Centros de Apoio Psicosocial – CAPS.
Hospital Escola Mario Ribeiro da Silveira e Hospitais conveniados
O enfermeiro se dedica na proteção, na promoção e na recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças, e em restabelecer a saúde das pessoas. Trabalha em equipe multiprofissional (com médicos, nutricionistas, dentistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, dentre outros). É responsável pelos cuidados aos pacientes e supervisiona a equipe de enfermagem.
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