Reconhecido pelo Ministério da Educação através da Portaria n° 1.471, de 21 de novembro de 2017, publicado no D.O.U 22/11/2017.
Modalidade: Bacharelado
Duração: 04 anos (08 Semestres)
Turno de funcionamento: Matutino e Noturno
Regime de Matrícula: Semestral
Coordenador de curso: Faley Eleandro Costa
Graduação em Biomedicina pela Universidade de Marília (2003). Especialização em Docência do Ensino Superior pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2006). Coordenador do Curso de Biomedicina da Faculdade de Saúde Ibituruna - FASI desde 2013. Coordenador de Estágios dos cursos da saúde da FUNORTE. Professor da FUNORTE - Faculdades Unidas do Norte de Minas - MG desde 2007. Biomédico Responsável Técnico pelo laboratório de análises clínicas da Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Retiro de 2005 a 2007. Secretário Municipal de Saúde de Santo Antônio do Retiro de 2007 a 2012. Membro da diretoria do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde COSEMS - MG de 2009 a 2012. Conselheiro do Conselho Regional de Biomedicina 3ª Região (CRBM3) 2019 - 2022. Tenho experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Analises Clinicas. (Texto informado pelo autor)
Currículo Lattes: clique aqui
E-mail: [email protected]
Endereço: Avenida Nice, 99, Ibituruna
Cep: 39400-089 Montes Claros – MG
Contato: (38) 3690-6600
Formar Biomédicos cidadãos, comprometidos com a promoção da saúde e educação bio-social, dentro da abordagem da Biomedicina Integral e Integrada, que tenha as suas decisões e atitudes intelectuais amparadas em princípios éticos, humanísticos e técnico-científicos.
Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;
Promover a divulgação de conhecimentos técnicos, científicos e culturais que constituem patrimônio da Humanidade e comunicar o saber através do ensino, das publicações e de outras formas de comunicação;
Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional e cultural e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual e sistematizadora do conhecimento de cada geração;
Estimular o conhecimento do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestando serviços específicos à comunidade e estabelecendo com esta uma relação de reciprocidade;
Promover a extensão, aberta a participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da pesquisa científica e tecnológica e da criação cultural geradas na Instituição.
Objetiva, ainda, oportunizar ao aluno o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:
Aptidão para ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo;
Oferecer ao estudante conhecimento e experiência para segurança plena do exercício da profissão, possibilitando uma reflexão ampla que garanta a formação da consciência ética e profissional;
Capacidade de tomar decisões visando ao uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de diagnósticos, equipamentos, procedimentos e de práticas;
Capacidade de se comunicar e de manter a confidencialidade das informações que lhe são confiadas;
Aptidão para assumir posições de liderança, com vistas ao bem estar da comunidade;
Aptidão para tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais de informação para ser empreendedor, gestor, empregador ou líder na equipe de saúde;
Desenvolver e coordenar pesquisa básicas e aplicadas nas diversas áreas da saúde.
Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais, o curso de graduação em Biomedicina da Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI tem como perfil do formando egresso/profissional e Biomédico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e diagnóstico por imagem, acompanhando as constantes mudanças conceituais e a evolução tecnológica apresentada no contexto mundial, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
O egresso do Curso de Biomedicina da Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI reuni a formação técnico-científica e competência para a correlação clínica das diferentes patologias humanas, dentro do perfil desejado para o acadêmico do curso de Biomedicina da Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI é dada ênfase à área de análises clínicas e moleculares, pesquisa biomédica e diagnóstico por imagem.
Análises Clínicas | Acupuntura | Análise Ambiental | Bromatologia | Auditoria | Biofísica | Biologia Molecular | Bioquímica | Biossegurança | Citologia Oncótica | Coleta de Material | Docência e Pesquisa | Estética | Embriologia | Reprodução Humana | Farmacologia | Fisiologia | Genética | Hematologia | Banco de Sangue | Histologia e Histotecnologia Clínica | Imagenologia | Radioterapia | Imunologia | Indústria e Produção de Bioderivados | Informática | Microbiologia | Monitoramento Neurofisiológico | Parasitologia | Perfusão Extracorpórea | Psicobiologia | Saúde Pública | Toxicologia
A duração mínima do Curso é de oito semestres (quatro anos) letivos e máxima de doze semestres (seis anos) letivos, com carga horária de 2720 horas nas disciplinas de formação básica e profissional, 800 horas de Estágio Supervisionado, 80 horas de Trabalho de Conclusão de Curso e mais 200 horas de Atividades Complementares, totalizando para formação do Biomédico 3.840 horas, distribuídas em no mínimo 20 semanas e 100 dias no semestre, integralizando no mínimo 200 dias letivos e 40 semanas/ano.
Na formação do Biomédico, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso, além dos conteúdos teóricos e práticos desenvolvidos ao longo de sua formação, deve constar no currículo o Estágio Curricular Supervisionado em laboratórios de análises clínicas e em outros cenários, onde a vida acontece.
A Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI oferece no curso o seu Estágio Curricular Supervisionado na própria instituição no seu Laboratório de Patologia Clinica na Clinica de Excelência do Campus Amazonas, Laboratório conveniado com o SUS através de convênio com Prefeitura Municipal de Montes Claros.
Os acadêmicos do Curso de Graduação em Biomedicina – FASI serão submetidos, em caráter obrigatório, a um Estágio Supervisionado durante o transcurso do sétimo e oitavo períodos letivos, segundo carga horária estabelecida pelo currículo, com estrita observância da legislação pertinente, do Regimento da Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI das disposições contidas no Regulamento.
A extensão universitária e a prática laboratorial integram expressamente as novas diretrizes dos cursos das ciências da saúde.
Cabe ressaltar que o Curso de Biomedicina da FASI busca a integração entre o ensino, pesquisa e extensão envolvendo docentes e discentes na criação e reelaboração do conhecimento. A veiculação dos conhecimentos ao serviço na comunidade, intervindo nessa realidade visando uma formação profissional conectada com os problemas que emergem dessa realidade, assim como a demanda decorrente da evolução científica e tecnológica. Os trabalhos são orientados para que os acadêmicos assumam a postura de pesquisadores comprometidos com a realidade social promovendo, com isso, o fortalecimento do ensino através de um processo de ação-reflexão, a partir de um trabalho coletivo e participativo de toda a comunidade acadêmica.
Por seu turno, o incentivo à investigação teórica e empírica, tendo em vista o desenvolvimento científico e sua aplicação na realidade, possibilita a formação daqueles profissionais criativos e em sintonia com seu meio. O Trabalho de Graduação (Monografia), ganha nesta empreitada especial relevo no preparo do estudante para pesquisar e produzir em Biomedicina.
Ocorre a prestação de serviços como extensão à comunidade, sobretudo à população carente, com questões ligadas à cidadania, família, saúde, educação, moradia, meio ambiente, dentre outras, experimentando a função social do conhecimento produzido.
O Instrumento de iniciação científica – na forma de monitoria, pesquisa orientada e extensão com vistas a incentivar a investigação científica, propiciando a criação e difusão dos conhecimentos científicos, condizentes com a filosofia do curso, ao tempo que possibilitará ao estudante intensificar sua aprendizagem de acordo com suas pretensões futuras de ensino, pesquisa e atividades na clínica privada e/ou pública onde exercitará os referidos conhecimentos. Estas atividades poderão ser desenvolvidas de acordo com os programas da FASI, programas institucionais ou poderão ser voluntárias, desde que atendam às exigências do Colegiado do Curso. Dentro desse nível, especial destaque é dado ao
Trabalho de Conclusão de Curso. Para os estudantes de Biomedicina este será estimulado desde os períodos iniciais e exigido até o décimo período letivo, como forma de garantir uma qualidade mínima satisfatória e não interferir com as demais atividades de conclusão do curso, particularmente para os acadêmicos que estão voltados para continuação de seus estudos em cursos de especialização.
A evolução tecnológica e a demanda do mercado propiciaram a ampliação do campo de atuação profissional do Biomédico, integrando novas alternativas nas áreas de Saúde e Biotecnologia. Ele estuda os seres vivos nos seus diversos aspectos, como da bioquímica, biologia molecular, farmacologia, anatomia, imunologia etc. Uma sólida fundamentação teórica e um adequado conhecimento prático estão entre as características mais importantes do biomédico. Isso permitirá uma atuação competente no mercado de trabalho, na pesquisa ou na emissão de laudos e pareceres.
A formação do pensamento científico e espírito crítico culminam com a formação de um profissional consciente voltado para a melhoria da qualidade de vida da população humana, dentro do mais alto rigor científico, ético e moral. O mercado de trabalho para esse profissional vem crescendo e atraindo jovens, tanto na área de prestação de serviços quanto na área tecnológica, pela importância que a profissão vem ganhando nos últimos anos.
A dinâmica das relações sociais em curso nos indica que as discussões sobre formação profissional e mercado de trabalho estão longe de serem encerradas. Efetivamente, vivemos uma fase em que o mundo do trabalho apresenta mudanças vertiginosas, provocadas pelas inovações tecnológicas, cujos resultados são imprevisíveis.
A estrutura geral do curso, compreendendo disciplinas e demais atividades, está organizada em horas/aula, num sistema semestral. Os conhecimentos biológicos e humanísticos são distribuídos ao longo do curso, devidamente interligados e estudados numa abordagem unificadora.
Contamos com:
LABORATÓRIO DE ANATOMIA
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA
LABORATÓRIO DE BIOLOGIA MOLECULAR
COORDENAÇÕES: ENSINO, AVALIAÇÃO, PEDAGÓGICA.
COORDENAÇÃO DE PESQUISA
COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO
LABORATÓRIO DE ANÁLISE CLÍNICA (CAMPUS AMAZONAS)
LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA I, ZOOLOGIA E PARASITOLOGIA
LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA II E BOTÂNICA
LABORATÓRIO DE FARMACOTÉCNICA
LABORATÓRIO DE TOXICOLOGIA
Farley Eleandro Costa O coordenador do Curso de Biomedicina da Faculdade de Saúde Ibituruna – FASI é graduado em Biomedicina pela Universidade de Marília (UNIMAR), Especializado em Docência do Ensino Superior pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá, responsável pela gestão acadêmico-administrativa do Curso designado pela Diretoria Geral da Instituição. |