Parcerias:

(38) 3690-6600
(38)9 8826-9083

Egressa de Enfermagem Fasi comenta sua jornada na profiss�o


Bianca Oliveira Leite, egressa do curso de Enfermagem das Faculdades de Saúde e Humanidades - FASI,hoje, residente em Obstetrícia pela Unimontes,realizou uma palestra sobre o “papel do Enfermeiro na Obstetrícia” para os acadêmicos do curso de Enfermagem. Segundo a egressa, voltar a instituição foi gratificante. “Recebi uma formação diferenciada,tive excelentes professores que despertaram em mim o desejo de ser  uma profissional humanizada e com senso crítico,capaz de transformar o ambiente que estou inserido”.

Pós graduada em Urgência e Emergência pela Funorte,Bianca explica que a Enfermagem entrou na vida dela quando percebeu que na instituição de saúde, que ela trabalhava, as pessoas eram carentes de cuidados.“Digo que não escolhi fazer enfermagem, mas ela me escolheu.Trabalhei em uma instituição de saúde onde via os usuários por diversas vezes carentes de cuidados,assistência e informação.E eu era limitada de conhecimento na época e percebi que não poderia contribuir com o que tinha, fui em busca de mais.Então, resolvi cursar enfermagem”.

Nesse sentido, durante a faculdade, a egressa começou a se interessar por uma área específica: a Enfermagem Obstetrícia. Ela relata porque escolheu se especializar nessa área. “Durante a graduação eu me apaixonei pela saúde da mulher,pela fisiologia do corpo feminino e a capacidade de gerar uma nova vida.” Ela continua dizendo,“o enfermeiro obstétrico é um profissional facilitador na participação da mulher no processo do nascimento.Tem sua assistência fundamentada nos princípios da humanização, no vínculo e no respeito a mulher e sua família, nas suas crenças e nos  valores culturais”. 

De acordo com Bianca, a Fasi deu apoio essencial para sua formação.“A Fasi é uma excelente instituição de ensino. Além de professores qualificados, tive apoio e motivação durante toda a graduação, o que foi fundamental para minha formação.Escolhi a Fasi, porque desde o  primeiro período estamos em contato com aulas práticas nas diversas instituições de saúde, além do suporte educacional”. Salienta.

Por esse motivo, ela conta as lembranças que tem desse período e como se sentiu voltando para ministrar a palestra para os acadêmicos. “Adorava os estágios é a oportunidade de aplicar a teoria na prática. Saudades das aulas de saúde da mulher, a primeira vez que vi um parto acontecer foi durante a aula, por esse motivo, eu me senti como se estivesse voltando para casa,quando vim dar a palestra”. 

Segundo a  enfermeira, o mercado de trabalho está em expansão,apesar de ter uma desvalorização profissional, mas de acordo com Bianca está melhorando e uma dessas melhoras vem da campanha chamada “Nursing Now”.“Existe a desvalorização,mas estamos no caminho da melhora,  através de uma campanha chamada Nursing Now. É uma ação mundial que também foi aderida pelo Brasil, para fortalecer ainda mais nossa classe. Tem como objetivo principal fortalecer também a educação e o desenvolvimento dos profissionais da área de enfermagem, com enfoque em liderança, bem como condições de trabalho e compartilhamento de práticas exitosas e inovadoras com base em evidências científicas em âmbito nacional e regional”. Ela completa dizendo que os seus planos para o futuro são: “passar em um concurso público, lecionar e abrir um consultório de Enfermagem obstétrica”. 




20/09/2019